Moegas ecológicas: eficiência e diminuição da emissão de particulados

Com o objetivo de maximizar a eficiência, competitividade e sustentabilidade das operações de descarga dos navios de clínquer (principal matéria-prima do cimento) para o abastecimento da unidade de São Luís, a CPP adquiriu duas moegas ecológicas. Esses equipamentos, são compostos de filtros e pontos de exaustão, entre outros mecanismos que diminuem a emissão de particulados. Com a utilização dessas moegas, a descarga de clínquer tornou-se referência de operação limpa, segura e eficiente. Os equipamentos possuem ainda sistema de rodas para movimentação horizontal e de içamento, além de reboque, que permite sua transferência para quaisquer dos berços multiuso do Porto do Itaqui, deixando a operação mais flexível e contribuindo para o planejamento e otimização do uso da infraestrutura do porto. Antes do início da operação das moegas, a empresa promoveu o devido treinamento dos profissionais que fazem parte da Associação dos Trabalhadores Portuários Autônomos, bem como da equipe responsável pela operação portuária.

Reaproveitamento que gera benefícios para a atmosfera

A unidade de fabricação do Cimento Bravo no Maranhão utiliza em seu processo de produção a escória proveniente da indústria siderúrgica maranhense. Esse subproduto da fabricação de ferro-gusa é considerado um insumo estratégico fundamental para a competitividade do cimento. Além disso, sua utilização tem efeitos positivos na preservação do meio ambiente. É através de seu reprocessamento na unidade de moagem que essa escória, gerada em Açailândia (MA) e transportada até São Luís por ferrovia ou rodovia, alcança sua versão mais eficiente e econômica de reaproveitamento, propiciando um ciclo virtuoso na cadeia produtiva do Maranhão, que se reflete inclusive em melhora do resultado da indústria siderúrgica local. Outro ponto relevante é que a utilização desse material como substituto do clínquer promove redução das emissões de CO₂ na atmosfera e economia de recursos naturais, como argila e calcário, contribuindo significativamente para uma operação ainda mais sustentável.

Top

Atenção

Beneficiários do Cheque Minha Casa

Beneficiários de Cheque Minha Casa interessados em adquirir cimento cliquem aqui para preencher o formulário para cadastro. Em breve nosso setor comercial entrará em contato.